Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história

19


novembro


2018

Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
    Quando o feriado do dia 20 de novembro se aproxima, muitas pessoas ingênuas se perguntam “mas por que existir um dia da Consciência Negra?”. Simples: porque se todos tivessem a consciência da importância desta data, o racismo não existiria.

    Dia 20/11 não é apenas mais um feriado. É uma data que aparece para nos lembrar que devemos lutar todos os dias. Porque a luta pela igualdade dos negros na sociedade não é uma luta apenas do povo negro, mas uma luta de todos. Pois para vivermos bem em uma sociedade respeitável, democrática, justa e harmoniosa, não podemos excluir nem desvalorizar ninguém!

    Em homenagem a este dia especial, resolvemos destacar alguns importantes ícones que tiveram uma participação imprescindível na luta pelos direitos civis dos negros. Confira abaixo:

 

Martin Luther King Jr.




     O pastor e ativista político lutou contra a desigualdade racial nos Estados Unidos e também ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Liderou a manifestação junto com Rosa Parks e foi um dos organizadores da grande Marcha sobre Washington pelo fim da segregação racial.

     Sua história deu origem ao filme Selma: Uma Luta pela Igualdade, indicado ao Oscar no ano de 2015.

 

Rosa Parks



     A costureira se recusou a ceder seu lugar num ônibus para um homem branco que exigia que ela saísse por ser negra e gerou o famoso boicote aos ônibus de Montgomery. Ela foi presa, recebeu multa, enfrentou ameaças de morte e não conseguia emprego, mas virou símbolo da luta pela igualdade social no país.

     Rosa Parks é lembrada até os dias de hoje e sua história foi até mencionada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, apontando sua participação na luta pela igualdade dos negros.

 

Nelson Mandela




     O ex-presidente da África do Sul, e primeiro presidente negro, lutou contra o Apartheid* em defesa da democracia e da igualdade racial. Chegou a ser preso como terrorista no país e ficou 27 anos encarcerado. Nelson Mandela recebeu o honrado prêmio Nobel da Paz e também foi um grande apoiador da luta contra a Aids.

     Clique aqui para conferir a música "Ordinary Love" da banda U2, uma canção escrita com o propósito de homenagear Nelson Mandela.

 

*O Apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cercados pelo governo formado pela minoria branca.

 

Princesa Isabel



     Princesa Isabel foi uma mulher branca que lutou incessantemente pelos negros e seus direitos. Foi responsável por assinar a Lei Áurea, diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.

 

Zumbi dos Palmares




     O líder defendeu o Quilombo de Palmares durante o período colonial do Brasil, localizado na Serra da Barriga (hoje, região de Alagoas), contra as expedições militares portuguesas que queriam levar negros fugidos que ali se reuniam para a escravidão.

     Em homenagem a Zumbi dos Palmares, o Museu Afro na cidade de São Paulo inaugurou uma escultura sua em 2011 para comemorar Dia da Consciência Negra.

 

Albert Luthuli




     O professor e líder religioso foi o primeiro negro a receber um Nobel da Paz. Defensor da não-violência, lutou contra o Apartheid na África do Sul e foi o grande nome do Massacre de Sharpeville, que deixou milhares de pessoas que protestavam contra a lei do passe (cartão que identificava por onde eles podiam circular). Ele foi preso, processado, obrigado a se exilar, confinado em casa e proibido de publicar qualquer conteúdo.

     Estes são apenas alguns dos nomes que lutaram contra a desigualdade racial no mundo. Muitas outras pessoas lutaram e ainda lutam, todos os dias, para que o racismo deixe por completo de ser existente no mundo. Com muita garra, determinação, empatia e união vamos conseguir!

     Compartilhe esta matéria com os amigos e espalhe a importância do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 💪🏽

 

 




Imagens: Pinterest | Fonte: Vix.com

Comments