Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história

11


outubro


2018

Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Entre as culturas brasileira e americana existem muitas similaridades, mas também muitas diferenças. Por esse motivo, é natural que coisas que nos parecem normais sejam totalmente estranhas quando vivenciamos ou vemos a mesma coisa em outro país. Entre elas, os velórios dos americanos, cujos vários detalhes fazem qualquer brasileiro estranhar o ritual. Confira alguns deles:

Tempo para o velório


Por ser um país grande, os velórios americanos realizam o velório dias depois do falecimento da pessoa, para que todos os parentes (inclusive os mais distantes) possam comparecer à cerimônia.

Buffet durante o velório


Outro costume que parece estranho para nós, brasileiros, é a organização de um buffet para as pessoas presentes no velório. Algumas famílias realizam até um buffet improvisado, com parentes, vizinhos e amigos trazendo pratos para serem consumidos durante a cerimônia. Como é um momento difícil, principalmente para os familiares da pessoa falecida, esse costume traz conforto e tranquilidade para a situação.

Mural/bancada de fotos


Em alguns dos velórios nos Estados Unidos, também é comum existir um espaço reservado para relembrar a vida da pessoa falecida através de fotos. Durante a cerimônia, parentes e amigos podem ver as fotos e conversar sobre os momentos da vida da pessoa desde a infância, contando histórias e celebrando as boas memórias.

Discursos durante o enterro


Além das tradicionais citações religiosas promovidas por um padre ou pastor (a grande maioria dos americanos é de religião católica), algumas pessoas levam também seus próprios discursos para homenagear a pessoa que se foi. Geralmente, aqueles que tiveram maior proximidade com o ente querido, como amigos e familiares, contam sobre seus sentimentos ou relembram histórias vividas.

Toque no caixão antes do enterro


Outro costume diferente que acontece por lá é o toque no tampão do caixão, depois que este é fechado. As pessoas fazem isso para deixar suas impressões digitais, como uma forma de homenagem ao falecido.

Todos esses costumes nos fazem perceber que os velórios, para boa parte dos americanos, são uma forma de celebrar a vida e honrar a história da pessoa que partiu. E é por isso que nós do Memorial Parque da Paz trabalhamos, levando dignidade e respeito a todos os seres humanos.

Comments