Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história

30


outubro


2018

Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Sabemos que o dia 31 de outubro é o dia das bruxas. Mas você sabe qual a origem desta celebração?

    Você já parou para pensar de onde veio o nome Halloween? Por que as pessoas têm o costume de se fantasiar nesta data? E qual o motivo de ser considerado o Dia das Bruxas?

     Calma lá! São muitas perguntas, mas todas elas serão respondidas por nós! 🤗

 

Por que “Halloween”?

    A origem do nome Halloween vem de “All Hallows’s Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo” e “eve” significa “véspera” em inglês. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao “Dia de Todos os Santos”, celebrado em 1º de novembro. Porém, a origem das comemorações no dia 31/10 é outra!

    No século 18, historiadores apontam para uma antiga celebração pagã, denominada: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro e era realizada uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

 

Qual a origem das fantasias?

    Para os celtas, o festival religioso celta do Samhain se associava ao período de morte da luminosidade solar e o início de uma estação de trevas no mundo. Seria também durante este período, segundo a lenda, que um portal entre o mundo dos vivos e dos mortos seria aberto. Com estes costumes e informações enraizadas, a tradição de se fantasiar começa a virar realidade na Irlanda, onde a celebração do Halloween começou a ser acompanhada da prática de imitar esses seres sobrenaturais que estariam soltos na Terra!

 

É Dia das Bruxas ou Halloween?

    31 de outubro pode ser nomeado tanto como Dia das Bruxas, como Halloween.

    Ainda no século 16, um símbolo do festival de Samhain a ser seguido era repelir a bruxaria e a peste negra.

    Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
    Inclusive, um outra curiosidade, é que com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa criando o Dia de Finados (2 de novembro).

 

Gostosuras ou travessuras?

    A origem da tradição do “gostosuras ou travessuras”, na qual as crianças vão de porta em porta pedir doces para a vizinhança, também é muito antiga. Um dos hábitos mais característicos no festival de Samhain envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

 

Resumindo

    Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a migrarem para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.

    Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois. Por conta disso, as tradições e costumes do Halloween se espalharam por todo o mundo e a celebração, mesmo com suas mudanças, está viva até hoje!

    E aí… o que vai fazer neste Dia das Bruxas?

Comments