Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história

11


setembro


2018

Memorial Parque da Paz | Um lugar à altura da sua história
No mês do Setembro Amarelo, o Memorial conscientiza sobre a necessidade de conversarmos sobre o suicídio e como ajudar em sua prevenção

Sabemos que o suicídio é um assunto delicado de lidar. Mas precisamos ter a consciência que é falando sobre o tema que podemos ajudar a salvar vidas de muitas pessoas!

O ato de tirar a própria vida não é tão incomum quanto parece. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, se enganam por acreditarem que este é um feito apenas para “chamar atenção”. De acordo com o CVV - Centro de Valorização da Vida, grande parte das pessoas que cometem suicídio é porque se sentiam muito sozinhas ou não tinham alguém para conversar.

A conversa é muito importante, pois ela pode prevenir que uma pessoa desista da própria vida. E conversar é: saber ouvir, não menosprezar o problema da pessoa que está sofrendo, não dizer que ela “está fazendo drama”, incentivar a vítima a procurar uma ajuda médica e assim por diante. São várias maneiras de ajudar, basta nos informarmos (leia mais sobre o tema aqui). Mas, antes de ajudar, primeiro é preciso identificar a causa.

 

Você sabe quais os sintomas que mais levam as pessoas ao suicídio?

O suicídio pode ser causado por vários fatores, dentre eles:
- Solidão;
- Depressão;
- Desgosto pela vida;
- Conflitos familiares;
- Término de relacionamento;
- Conflitos religiosos;
- Transtornos de ansiedade;
- Transtornos de personalidade;
- Transtornos psicológicos ou comportamentos auto-destrutivos;
- Luto ou perdas afetivas;
- Dificuldades financeiras ou profissionais;
- Bullying;
- Abuso de álcool ou outras substâncias (drogas);
- Estupro;
- Questões de orientação sexual;
- Doenças graves ou terminais;
- Exposição ao suicídio de outras pessoas.

 

Essas são apenas algumas das causas que podem influenciar uma pessoa a tentar suicídio. Então, está mais do que claro que não é “frescura”. São diversos fatores que podem derrubar uma pessoa. Vamos fazer a diferença, não apenas neste mês mas todos os dias, e colaborar para impedir que as tentativas de cessar a vida aumentem. Precisamos ficar mais atentos às pessoas ao nosso redor, pois alguém pode estar precisando de nossa ajuda. E se, no caso, é você que está precisando de ajuda... que tal conversar um pouco? Ligue 188 (Telefone de atendimento do CVV)!

 

Nunca é tarde demais para acreditar na vida!


#SetembroAmarelo #TodosPelaVida

Comments