Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Afinal, você sabe quem foi Tiradentes?

Imagem - Afinal, você sabe quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier. Você conhece esse nome? Esse é o nome verdadeiro de Tiradentes, o personagem de nossa história homenageado no dia 21 de abril. 

Tiradentes nasceu na época do período colonial brasileiro, no dia 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais. Durante sua vida atuou como dentista amador, exercício que lhe rendeu seu apelido de Tiradentes. No entanto, foi na carreira militar que nosso personagem se destacou, integrando a cavalaria dos Dragões Reais de Minas. Essa companhia era composta por brasileiros e portugueses, atuando na colônia sobre subordinação à Coroa Lusitana. 

Seu destaque como militar lhe rendeu alguns bens, como escravos e terras, além da possibilidade de transitar entre os principais eventos políticos e intelectuais da Capitania de Minas. E foi justamente nesses debates políticos que Tiradentes começou a se tornar a personalidade que conhecemos hoje. 

Durante esse período era muito discutida a arbitrariedade da Coroa, como por exemplo a cobrança de impostos sobre o ouro extraído na região. Esses impostos consistiam na cobrança de 20% de tudo que era produzido (o que levou o nome de quinto). No entanto, durante o período de escassez do ouro o imposto se manteve o mesmo e, para suprir o déficit deixado a Coroa passou a cobrar a derrama, uma outra forma de imposto. 

Essas cobranças indevidas causaram muita revolta entre a população, ocasionando a reunião de diversos intelectuais, militares, mineiros, religiosos e poetas com o objetivo de conspirar contra o governo. Esse grupo de pessoas não tinha como objetivo formar um novo Estado, mas sim lutar contra a pressão da Coroa nos governantes das capitanias. Esse movimento levou o nome de Inconfidência Mineira

No entanto, a movimentação contra a pressão da Coroa não foi para frente, sendo inclusive delatada por um antigo membro do grupo, acreditando que teria suas dívidas perdoadas. Essa delação fez com que o Visconde de Barbacena, governante da capitania na época, prendesse todos os envolvidos no movimento. O único membro que assumiu a responsabilidade pela revolução foi Tiradentes. 

Como Tiradentes era militar, devia total obediência à Coroa. Por isso, sua pena foi a mais cruel. Após 3 anos de prisão, Tiradentes foi condenado à forca, tendo sua cabeça decepada e seu corpo esquartejado. Sua cabeça, inclusive, foi usada como demonstração aos súditos da Coroa, para que nunca se esquecessem de quem deviam lealdade. 

No entanto, após a Independência do Brasil, sua imagem passou a ser usada como símbolo de luta e resistência pela liberdade. Mas foi só em 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril foi proclamado feriado nacional, pelo então presidente Castelo Branco. 

Muito legal conhecer um pouco mais da nossa história, né? Que tal compartilhar com aquele amigo ou parente que ainda não conhece o significado de nosso feriado? 

Fontes: 

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

https://diariodegoias.com.br/por-que-celebramos-o-feriado-de-tiradentes/

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-e-a-origem-e-o-significado-do-feriado-de-tiradentes/

Compartilhe

Leia Também

2021-04-16 11:10:06

Qual a importância dos cemitérios indígenas?

Que tal conhecer um pouquinho sobre como algumas sociedades indígenas lidam com a morte? Confira em nosso blog!