Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

A comida alivia a dor causada pelo luto?

Imagem - A comida alivia a dor causada pelo luto?

Um estudo feito para um texto de Emily Thomas, da BBC News, busca saber se os alimentos ajudam no processo de luto quando há uma morte de algum ente querido e como essa “ajuda” funciona.

 

Como a comida já ajudou a superar o luto

Um dos problemas que uma pessoa em luto pode enfrentar, como por exemplo a americana Lindsay Ostrom que cedeu entrevista para a BBC, a comida pode perder um pouco do gosto e deixar de ser tão saborosa quando você sente que a vida não é mais tão “saborosa” assim. De fato, ela escreveu no blog que havia perdido o gosto pela comida e que só tinha espaço no estômago para sentir dor. "A comida começou a me dar nojo. O que geralmente me gerava paixão começou a me entediar", diz ela.

Com o passar do tempo, mesmo Lindsay ainda sentindo falta de apetite pela comida, ela começou a se esforçar para apreciá-la. Mesmo que não quisesse provar algo diferente, ela se sentia agradecida, pois cada prato estava sendo oferecido com muito amor e carinho por pessoas que se importavam com ela. E, aos poucos, a comida para ela começou a ter cada vez mais o gosto de amor e carinho, que era o sentimento que as pessoas que queriam a confortar passavam para ela.

"Essa foi uma maneira de nos salvar. Era como 'vamos encarar a vida, e comer esses pratos, um dia de cada vez'. Fazer isso nos trouxe algum alívio, nos colocou diante da realidade: você está vivo e você tem que continuar vivendo", conta.

Depois disso, a americana que havia vivenciado um difícil momento de luto, resolveu criar novas receitas e postar no instagram com a hashtag #feedingabrokenheart (#alimentandoumcoraçãopartido), para acompanhar as imagens dos pratos dos alimentos que mais a ajudaram em um dos momentos mais difíceis de sua vida.

   

Mas a comida realmente ajuda?

Na realidade, não importa a forma como você se sente mais confortável para passar por um momento difícil como o luto. Mas o que sabemos que ajuda, realmente, é ter toda forma de amor, carinho e apoio ao nosso redor, seja com pequenas ações, como: um abraço amigo, um carinho e conforto de um familiar, distração com atividades que podem ser divertidas e até mesmo um simples gesto de oferecer um prato delicioso de comida. Qualquer gesto que demonstre preocupação, apoio e afeto, acompanhadas de sinceridade e compaixão, ajudam a curar o coração de qualquer pessoa que precise.

   

Cada um lida com o luto de um jeito

O luto é um momento que traz sensações muito comuns entre as pessoas, mas não existe uma regra para superar esses momentos tão difíceis. Cada pessoa lida com o processo de uma forma diferente, e algumas têm mais facilidade do que outras. O mais importante nesse caso é você se lembrar que: todo momento ruim passa! A sua vida pode sim mudar completamente e seu mundo virar de cabeça pra baixo, mas com muita força de vontade, você vai entender que o sofrimento uma hora precisa terminar.

Quer saber outras maneiras de encontrar ajuda nesses momentos que podem ser os mais difíceis de nossas vidas? O Memorial Parque da Paz, com o Flor de Cerejeira Instituto de Psicologia, criou a rede API - Apoio à Perdas Irreparáveis, pois queremos te oferecer o apoio possível para este momento tão difícil. Clique aqui e leia mais.

Compartilhe

Leia Também

2019-12-23 13:47:35

Tempo de renovações

2020-01-10 11:40:51

Notícias boas de 2019 para te inspirar em 2020