Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Como surgiu a Quarta-feira de Cinzas?

Imagem - Como surgiu a Quarta-feira de Cinzas?

Depois do carnaval, uma festa pagã de folia e diversão, no dia 26 de Fevereiro comemora a Quarta-feira de Cinzas. Uma data religiosa e importante para a comunidade da Igreja Católica, onde inicia o dia da Quaresma, que simboliza uma reflexão sobre a conversão de uma vida nova.

 

Como surgiu?

De acordo com o dicionário, o nome Cinza tem seu significado de “pó que sobra de uma combustão completa”. Na antiguidade da mitologia grega e na época do antigo Egito, a história da fênix é uma das mais conhecidas: relata a ave mitológica que simboliza os ciclos da vida, como o nascimento e a imortalidade. Das cinzas de sua morte nascia então uma ave nova e forte. Após renascer, guardava as cinzas no templo do seu deus Rá, na cidade de Heliópolis, cidade egípcia. O uso litúrgico da cinza também se encontra no antigo testamento da bíblia, com o sentido de dor, morte e arrependimento.

Entrando para registros históricos, com o surgimento do Cristianismo na Roma antiga, a Quarta-feira de Cinzas representa, para os cristãos, o símbolo de ressurreição e vida após a morte. Com isso, a igreja primitiva praticava o ritual como penitência e mortificação. Hoje, a Igreja Católica usa as cinzas na testa para sinalizar a cruz, que é um símbolo do fundamento da fé cristã.

Atualmente, o significado da Quarta-feira de Cinzas é “um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte”, site Significados.

 

Comemoração no Brasil

A celebração neste dia é o início para os 40 dias simbólico da tradição religiosa, iniciando na quarta-feira até a sexta-feira Santa. A Igreja Católica inicia uma jornada de preparação para a chegada da Páscoa, com a missa que acontece com as práticas de oração dos fiéis.

 

Como a quarta-feira de cinzas foi incorporada ao Carnaval?

A relação do Carnaval ao feriado religioso aconteceu durante a Alta Idade Média, onde foi criado o dia da Quaresma pela igreja Católica. Naquela época, as festas pagãs eram extremamente populares e a igreja Católica detinha poder no campo social e cultural, controlando os hábitos e costumes da sociedade. Com isso, a Igreja Católica naquela época apropriou-se da popularidade da festa e ajustou para o seu interesse de expandir a fé cristã, permitindo à população um momento de diversão com práticas que não era associadas à religião, ainda que o Carnaval continuasse sendo uma festa profana para a Igreja.

De acordo com o site Brasil Escola, o significado do Carnaval vem do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”, relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma. Atualmente, ambas as celebrações são comemoradas em todo o mundo, de acordo com suas tradições e culturas, dando continuidade histórica.

 

Compartilhe

Leia Também

2020-02-12 16:03:10

O legado de Darwin e nossa evolução diária

2020-02-27 15:48:59

É possível morrer devido à ressaca?