Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

É para ficar na memória!

Imagem - É para ficar na memória!

Cemitério Memorial Parque da Paz recebeu milhares de pessoas no feriado de Finados de uma forma pra lá de especial: teve exposição de pinturas, missa, coral, distribuição de mudas de plantas e a dor da perda amenizada com muito amor e acolhimento.

Um momento de tristeza transformado somente em saudade e a dor da perda amenizada pela arte da hospitalidade. Isso mesmo! A empresária Tamires de Cassia Nogueira, bem como alguns de seus familiares, se sentiram tão bem acolhidos na manhã do Dia de Finados no Cemitério Memorial Parque da Paz que a data acabou sendo mais leve e serena do que todos eles esperavam.

Foram apenas alguns passos rumo ao saguão do Memorial e a família já se deparou com uma das 50 pinturas integrantes da 1ª Exposição Eterna Herança, promovida pelo cemitério neste ano para receber as milhares de pessoas durante o feriado que celebra e homenageia aqueles que já partiram.

Essa pintura específica tem um significado especial para Tamires e sua família, com um motivo que justifica a emoção por vê-la exposta no saguão do Memorial. A obra homenageia a mãe da empresária, Maria Eunice, que faleceu em fevereiro de 2022 em decorrência de problemas cardíacos.

“Quando soube que o cemitério faria essa exposição e que poderia escrever um depoimento para a minha mãe, coloquei no papel tudo o que ela era. Tentei resumir, mas não consegui manter as poucas palavras e acabei escrevendo muito”, conta Tamires, apreciando a obra com expressão de satisfação.

Donilda do Carmo Souza, tia de Tamires e irmã da falecida Maria Eunice, ainda não havia tido forças para ir ao cemitério desde a data da morte de sua irmã. “Não poderia perder essa homenagem tão bonita. Essa ação do cemitério ajudou muito a estar aqui”, conta. E Tamires completa: “O último ano de vida da minha mãe foi de muito sofrimento. Ela quase conseguiu o transplante do coração, mas não deu tempo. Hoje, a exposição, a missa, a música geram conforto e tranquilidade”.

Arte digital

A exposição Eterna Herança conta com 50 pinturas feitas por meio de uma tecnologia de inteligência artificial. De acordo com Samuel Jaeger, diretor do Cemitério Memorial Parque da Paz, familiares e amigos de pessoas que estão enterradas no local tiveram a oportunidade de escrever uma homenagem aos seus entes queridos. Foram transformados em arte os 50 primeiros depoimentos recebidos.

A tecnologia usada pelo Memorial traduz as palavras em imagens e cores das mais diversas, de acordo com o contexto de cada homenagem. Foi assim que surgiram obras belíssimas que encantaram e ainda encantarão diversas pessoas e famílias, já que a exposição pode ser conferida de perto até domingo, 6 de novembro de 2022, no saguão do Memorial Parque da Paz.

“O Dia de Finados é uma tradição para o sistema funerário como um todo. É uma data de muita movimentação nos cemitérios. Por aqui, nossa missão é acolher e amparar da melhor forma possível”, afirma o diretor do Memorial, completando: “A cada ano a gente pensa em uma forma diferente para receber as famílias nesse dia. Há dois anos, utilizamos um balão com uma proposta de elevar as preces. Desta vez, houve a ideia da exposição, que é diferenciada”.

A diarista Marli Lourdes Oliveira teve um momento único com o marido, Osmar Souza, e os netos Lara e Igor diante de uma pintura que remete a um aconchegante abraço. Para ela e seus familiares, é como se recebessem o carinho de Garziane, filha do casal e mãe dos netos.

“Minha filha faleceu há quatro meses. Ela conviveu 14 anos com o lúpus, mas era um tipo bastante agressivo da doença, nem os médicos sabiam explicar direito”, diz. “Hoje, estar aqui diante dessa pintura é emocionante demais para nós. Fiquei muito grata por saber dessa homenagem à ela”.

Conforto e acolhimento

O feriado de Finados foi delicadamente planejado pela equipe do Cemitério Memorial Parque da Paz considerando a missão do local, segundo o diretor Samuel Jaeger: honrar e respeitar as histórias daqueles que já partiram e, principalmente, confortar e amparar da melhor forma possível os familiares e amigos.

Além da Exposição Eterna Herança, a programação envolveu a celebração de uma missa ao ar livre, que contou com a participação de centenas de pessoas; com apresentação de um coral religioso durante a missa e, ainda, com um saxofonista dando o tom à visitação das pinturas dentro do saguão do Memorial. No Dia de Finados de 2021, mais de oito mil pessoas passaram pelo cemitério para visitar entes queridos. Em média, esse número gira sempre em torno de seis mil pessoas, de acordo com Samuel.

A manicure Ana Maria Paranhos tem a filha enterrada no local e não deixa de estar presente no Dia de Finados. Já são 12 anos de saudade, mas ela se diz mais tranquila por ter conquistado um jazigo próprio no Memorial. “Minha filha foi enterrada em outro cemitério, em Jundiaí. Mas o jazigo não era nosso. Assim que pudemos, a trouxemos para cá”, conta.

De acordo com Ana Maria, o local é muito bem cuidado e a equipe está sempre presente para dar a assistência necessária. “Mesmo sem a gente pedir, às vezes estou arrumando as flores para minha filha e sempre tem alguém por perto, dando o apoio que for necessário. Hoje é um dia de saudade, mas é agradável saber que a matéria da minha filha está num local maravilhoso, que transmite paz”, afirma. A filha de Ana Maria faleceu com 27 anos por causa de problemas de saúde.

O Cemitério Memorial Parque da Paz conta com 13 mil jazigos construídos. Todos estão vendidos, mas apenas metade desse número está ocupada. Por ano, em torno de 1,5 mil novos jazigos são construídos no Memorial, que conta com área total suficiente para 40 mil jazigos, segundo o diretor do espaço.


Texto e fotos por Michele Stella.

Reprodução: Portal Tem+

Veja mais fotos de como foi este evento especial:

Compartilhe

Leia Também

2022-11-01 12:11:01

Feriado de Finados será marcado com evento e exposição no Cemitério Memorial Parque da Paz

2023-02-09 17:15:55

Rituais funerários ao redor do mundo