Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

É possível morrer devido à ressaca?

Imagem - É possível morrer devido à ressaca?

Dores de cabeça, sensibilidade de som e luz, enjoo e mal-estar em geral são desconfortos gerados pela ressaca. No dia 28/02 é comemorado no Brasil o dia da Ressaca. Mas será que as pessoas podem morrer devido à ela?

 

O consumo excessivo do álcool no corpo prejudica nosso organismo, mas calma, a ressaca não mata. “A ressaca é uma reação natural do organismo. Ela ocorre quando o corpo precisa de alguma forma eliminar o álcool ingerido, dessa forma os órgãos precisam trabalhar mais do que o normal, comparado a quando não existe álcool no organismo”. Contudo, o álcool “é considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central como depressor de muitas ações no mesmo, provocando mudanças no desempenho e comportamento da pessoa”.

Portanto, tecnicamente a ressaca pode ser um fator que contribui para um risco de morte. Para isso, busque os cuidados necessários e siga as dicas que preparamos para você:

 

Como se recuperar da ressaca

Se não deu para prevenir, o jeito é amenizar os sintomas no dia seguinte.

Beba água: O excesso de álcool desidrata o corpo. Portanto, beba vários copos de água durante o dia.

Tomar duas xícaras de café preto sem açúcar: O café pode ajudar na diminuição do inchaço e da dor de cabeça. Além de auxiliar o fígado na melhoria do metabolismo.

Comer alimentos leves e saudáveis: Invista em alimentos ricos em vitaminas C e diuréticos.

Beba suco de frutas naturais: A concentração de frutose ajuda na eliminação do álcool no organismo.

Dormir um pouco mais: Descansar sua mente pode ajudar na recuperação do seu corpo.

 

Dicas para evitar ressaca

Antes de você beber, procure adotar estas dicas e fuja da ressaca.

Beba água antes da bebida alcoólica: Tomar água hidrata e ajuda no processamento do álcool pelo fígado, diminuindo os efeitos da intoxicação no organismo.

Comer antes de beber: Beber sem comer nada antes é prejudicial para o estômago. Então, certifique-se sempre de comer antes de injerir bebidas alcoólicas.

Não misture bebidas diferentes: Cada bebida alcoólica tem um processo de fermentação e utiliza substâncias diferentes. Portanto, diminuir o consumo de várias bebidas ao mesmo tempo.

Você pode evitar esse mal que é a ressaca. Então, cuide do seu bem-estar e priorize sua saúde, antes do happy hour!

 
  Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/33717-ressaca https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/drogas/alcool.htm

Compartilhe

Leia Também

2020-02-19 15:07:55

Como surgiu a Quarta-feira de Cinzas?

2020-03-18 15:19:10

O que se sabe sobre o Coronavírus e o que já podemos fazer para prevenir