Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Jundiaí é eleita como uma das melhores cidades para se envelhecer

Imagem - Jundiaí é eleita como uma das melhores cidades para se envelhecer

Já é um fato bem conhecido que as pessoas estão vivendo mais, e o relatório anual World Health Statistics 2020 comprova essa informação. De acordo com o documento, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a estimativa de vida no Brasil em 2016 era de 75,1 anos, enquanto que em 2018 esse número subiu para 76,3 anos.O constante crescimento da expectativa de vida da população está muito relacionado à uma melhoria de estilo e qualidade de vida. 

Considerando que cada vez mais pessoas têm envelhecido, morar em uma cidade que ofereça boa qualidade de vida aos idosos é essencial para envelhecer bem. E os moradores de Jundiaí podem comemorar! No levantamento de 2020 elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon entende-se que a cidade está entre as 16 melhores do país para se envelhecer. 

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) considera, em sua avaliação, as seguintes categorias para classificar uma cidade como boa para se envelhecer: saúde, bem-estar, educação e trabalho, finanças, habitação e cultura. A cidade de Jundiaí se destacou em educação e trabalho e finanças. 

Hábitos para Prolongar a Longevidade

Agora que já sabemos que a cidade é uma das melhores do país para se envelhecer, que tal conhecer alguns hábitos para adotar visando prolongar a longevidade? 

Passe bem longe do cigarro!

Segundo dados da OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. É um dado alarmante por si só, mas e se te contássemos que cerca de 1,2 milhões dessas pessoas são pessoas não fumantes expostas ao cigarro? 

Tenha um plano de vida.

Viva com um propósito, ou um motivo para acordar todos os dias. Um estudo conduzido pela University College London, na Inglaterra, realizado com 9.050 voluntários de 65 anos, revelou que os idosos que sentiam que tinham um propósito na vida tiveram 30% menos chances de morrer e viveram, em média, 2 anos a mais que os demais voluntários. 

Tente não se estressar - é difícil, sabemos. 

Embora seja uma tarefa praticamente impossível não se estressar, é conhecido que o estresse pode causar algumas inflamações crônicas no organismo, além de desencadear reações físicas e mentais capazes de acelerar a morte. Por isso, é essencial que procuremos por momentos de lazer e prazerosos com aqueles que amamos. 

Agora que você já sabe de tudo isso, conta pra gente como é morar em jundiaí. E, se você ainda não mora aqui, a mudança está em seus planos? 

Fontes:

https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-e-a-16a-melhor-cidade-do-brasil-para-envelhecer-indica-estudo/

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/332070/9789240005105-eng.pdf?ua=1

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/sp-concentra-melhores-cidades-para-envelhecer-no-pais-indica-estudo

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/28/10-habitos-que-fazem-voce-viver-mais-e-melhor-de-acordo-com-a-ciencia.htm

Compartilhe

Leia Também

2020-09-18 15:03:23

Setembro Amarelo: O que você precisa saber sobre a prevenção de suicídio.

O Memorial Parque da Paz mantém um compromisso pela vida e, pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para que você saiba identificar quando alguém ao seu redor precisar de ajuda e também te auxiliar a entender como lidar com pessoas passando por uma situação de depressão.

2020-10-29 13:48:04

Por que rir é o melhor remédio?