Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Lidando com a perda de uma mãe

09/05/2019

Imagem - Lidando com a perda de uma mãe
Perder uma pessoa querida é algo doloroso, uma situação que preferimos sequer imaginar que aconteça. Quando se trata de uma mãe, então, a dor costuma ser ainda maior, devido à ligação e emoções sentidas pelos filhos. Isso traz uma série de questionamentos para as pessoas que ficaram: como lidar com o sentimento de perda? Como encarar a nova realidade sem a figura materna? Será que eu fui um bom filho ou uma boa filha? Não existem respostas simples para essas perguntas. Mas elencamos alguns pontos para te ajudar a entender mais sobre o tema:

As referências maternas

Quando se perde uma mãe, às vezes, as pessoas têm a ideia inconsciente de que perderam, também, as referências maternas: a segurança que as mães passam aos seus filhos, o carinho, o amor, os conselhos… tudo isso parece ir embora junto com a pessoa que se foi. Quando sentimos isso, é interessante recordar os bons momentos que tivemos ao lado de nossas mães, descobrindo que todo o aprendizado que tivemos com elas, vamos carregar também até o fim de nossas vidas.

O respeito ao próprio sentimento

As histórias individuais das pessoas com suas mães fazem com que exista uma miríade de reações à perda. É importante respeitar os próprios sentimentos, evitando auto julgamentos e também o julgamento a outras pessoas. Tente não se forçar a fazer coisas que não queira. O momento de perda é difícil, mas o respeito à si mesmo pode ajudar o processo de luto.

Converse sobre sua mãe

Conversar com pessoas de confiança sobre sentimentos, lembranças e as características que fizeram de sua mãe tão especial, podem te ajudar a entender o porquê você está sentindo certas coisas. É sempre bom conversar com alguém sobre pessoas amadas que se foram, e a perda de uma mãe segue o mesmo conceito. E, se achar que a dor está muito forte, conte com a ajuda profissional de psicólogos e entidades de apoio ao luto - outras pessoas que passaram por isso entendem sobre a sua dor, respeitando você e o seu processo de luto.  

Compartilhe

Leia Também

2019-05-03 14:52:43

Quanto tempo passamos ao lado de nossas mães?

2019-05-10 10:28:05

Mães, eternas como nosso amor por elas