Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

O luto durante o feriado de Páscoa

15/04/2019

Imagem - O luto durante o feriado de Páscoa
Feriados e datas comemorativas, na grande maioria das vezes, remetem as pessoas à coisas boas como uma viagem, um encontro de familiares e/ou amigos, um dia especial para celebrar algo. Quando estamos num processo de luto, no entanto, os feriados podem acarretar uma tensão a mais, já que a nossa rotina acaba mudando devido à perda de um ente querido. A Páscoa, feriado em que é comum a reunião de familiares para a celebração da renovação da vida, pode parecer até contraditória para alguém que está em processo de luto. Pensando nisso, vamos abordar alguns pontos para entender melhor sobre o tema:  

A quebra do "normal"

Cada pessoa passa pelo luto de maneiras distintas, e é preciso respeitar as fases de cada um. Em feriados como a Páscoa, algumas pessoas podem querer que todos se encontrem como sempre faziam antes da perda de alguém e que tudo funcione "normalmente". No entanto, para quem está de luto, o "normal" parece algo intangível, difícil de ser alcançado. É preciso respeitar o momento, tempo e espaço de cada pessoa.  

Respeite seus sentimentos

Respeitar os próprios sentimentos também é importante durante feriados como a Páscoa. Permita a si mesmo mudar as tradições, trocar de ambiente, concentre-se no que você pode fazer nesse momento. Procure pessoas com quem possa conversar sobre o que está sentindo, se acreditar que é necessário.  

O significado da Páscoa pode ajudar

A Páscoa tem símbolos de renovação em sua essência, como na religião Católica que celebra o renascimento de Jesus Cristo, a troca de ovos (símbolo da vida), ou mesmo a celebração europeia da chegada da primavera. Todos somos capazes de nos renovar, e isso não significa esquecer o que se passou - significa entender a vida como o ciclo que é, que existe um começo, um meio e um fim, e que existe recomeço também. É importante ressaltar que o luto é um processo natural e individual - cada pessoa passa pelo processo de maneiras diferentes. Se estiver difícil suportar o sentimento, procure por profissionais para ajudar com o sentimento!

Compartilhe

Leia Também

2019-04-11 15:04:25

Comoção coletiva: o que é e porque acontece

2019-05-03 14:52:43

Quanto tempo passamos ao lado de nossas mães?