Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Maio Amarelo: os cuidados que devemos ter no trânsito

13/05/2019

Imagem - Maio Amarelo: os cuidados que devemos ter no trânsito
O mês de maio é atribuído ao movimento Maio Amarelo, campanha criada no Brasil pela conscientização em relação à quantidade de mortes e ferimentos causados no trânsito. A campanha se espalhou pelo mundo, e muitos países também utilizam o mês como base para alertar as pessoas sobre o problema, que pode afetar qualquer um. Por isso, listamos alguns cuidados que, por mais óbvios que possam parecer, são sempre importantes para nos precavermos de acidentes no trânsito:

Para quem dirige carros/veículos com 2 ou mais eixos

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva do seu veículo ajuda a evitar falhas mecânicas que podem causar acidentes. Ficar parado em rodovias, por exemplo, por alguma falha do veículo, pode não apenas atrapalhar o trânsito como causar colisões. O funcionamento de airbags também deve ser constatado durante as manutenções preventivas!

Cinto de segurança, sempre

Use sempre o cinto de segurança! Isso vale para quem dirige e também para os passageiros, inclusive no banco de trás. Não usar o cinto de segurança pode resultar na projeção do corpo para a frente no caso de colisões, podendo afetar todos os passageiros do veículo.

Dê seta, mesmo que não tenha outros carros por perto

A seta é uma forma de demonstrar, a todos no trânsito, qual a sua intenção. Isso faz com que as outras pessoas possam prever onde você irá, evitando possíveis colisões. E uma coisa que alguns motoristas esquecem é que a seta também serve para os pedestres, que podem evitar atravessar uma rua ao saber por onde o veículo irá.

Para quem pilota motocicletas

Cuidado no corredor

O corredor que se forma entre os carros durante um congestionamento, muitas vezes, é explorado por motociclistas para ganhar tempo. O correto mesmo é não usar os corredores, mas como sabemos que é um hábito difícil de perder, o ideal é pelo menos reduzir a velocidade para que você tenha maior capacidade de reação a imprevistos.

Use sempre capacete

Motociclistas acabam ficando mais expostos do que pessoas que estão dentro de veículos como o carro, por exemplo. Por isso, usar equipamentos de segurança como o capacete não é só obrigatório: é vital para se proteger de ferimentos na cabeça, uma das partes do corpo humano que pode trazer sérios danos em caso de acidente. Ah… e como a viseira abaixada sempre!

Respeite os limites de velocidade

Muitas pessoas escolhem pilotar motos por conta da liberdade que se sente. Por isso, é necessário ser ainda mais cauteloso com a velocidade que se está atingindo, pois o motociclista pode muitas vezes não perceber a quantos quilômetros por hora está andando. Fique sempre de olho no velocímetro e respeite as sinalizações das estradas.

Para os pedestres

Sempre olhe para os dois lados antes de atravessar

Essa é uma das coisas que se ensina muito nas escolas, mas muitas pessoas ainda esquecem de fazer no dia a dia. Verifique sempre a possibilidade de atravessar a rua (procure primeiramente faixas de pedestre), e não atravesse se isso considerar um risco.

O semáforo não é garantia

Por mais que o semáforo de certos cruzamentos possam dar a possibilidade para você atravessar a rua, não atravesse sem antes olhar o movimento dos carros. Alguém pode cometer um erro ou ignorar a sinalização, causando acidentes.

Atravesse na faixa de pedestres

Atravesse sempre na faixa de pedestres, mesmo que ela esteja um pouco distante de você. As faixas são colocadas estrategicamente nos locais que dão mais segurança para os pedestres, então, se não houver faixa onde você está, saiba que ali há um risco maior de acidentes. Outro ponto é que, muitas pessoas falam que se você está na faixa de pedestres, os veículos são obrigados a parar. Por mais que isso seja lei, é um risco muito grande esperar que os carros parem - lembre-se: o pedestre é a peça mais frágil do trânsito, já que não possui equipamentos de segurança para a movimentação.
Esses e outros cuidados no trânsito são essenciais para que você possa ter a segurança e evitar acidentes! Se você lembra de mais algum ponto que não colocamos aqui, compartilhe conosco para que possamos espalhar a conscientização do Maio Amarelo!

Compartilhe

Leia Também

2019-05-10 10:28:05

Mães, eternas como nosso amor por elas

2019-06-04 16:33:26

Por que plantar uma árvore faz bem?