Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

O legado de Darwin e nossa evolução diária

Imagem - O legado de Darwin e nossa evolução diária

O Dia de Darwin, 12 de fevereiro, é uma celebração para comemorar o aniversário de Charles Darwin. O dia é usado para destacar suas contribuições à ciência e promover a sapiência em geral. Mas afinal, quem foi Charles Darwin e o que ele pensava sobre a vida?

 

Quem era Charles Darwin?

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra. O estudioso sempre teve um amor pela ciência e pela vida. Hoje, nos livros acadêmicos, Charles é considerado uma grande referência e um grande influenciador da história. Tudo isso pois ele contribuiu para o entendimento da evolução, especialmente com a sua famosa obra “A origem das espécies”.

 

A teoria da seleção natural

Em sua principal obra: “A origem das espécies por meio da seleção natural”, agora nomeada e reconhecida como “A origem das espécies”, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. Mas o que é isso?

De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio em que eles habitavam seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele. Assim, o indivíduo que sobrevivesse e se reproduzisse, passaria suas características aos seus descendentes, e com o passar do tempo as características vantajosas permaneceriam.

Na época de Darwin, tal estudo foi grandioso e formidável, pois além de ser uma descoberta histórica para os tempos que viviam, foi totalmente de contra e derrubou a antiga teoria da evolução, do estudioso Lamarck.

 

O que podemos aprender com Darwin

Podemos dizer que Darwin foi um estudioso que colocou todo o esforço de sua mente para entender, basicamente: a vida! E não só ela, mas também toda a sua evolução, a mudança que as espécies passavam durante esta e todos os desafios e condições que o mundo entregava para as vidas de diferentes espécimes, onde antigamente - muito mais do que hoje - existia uma grande disputa por sobrevivência. Ou seja… nada mais, nada menos do que a vida por si só!

A evolução da qual falava Charles era em relação às mudanças físicas e morfológicas das espécies. Mas nós também podemos levar a ideia do estudioso como uma importante metáfora e um ensinamento de vida: o poder da evolução. O crescimento e o desenvolvimento de cada pessoa é fundamental, e são partes essenciais durante a vida.

Evoluir traz benefícios para a pessoa, fecha ciclos para novos serem iniciados, gera aprendizados, melhora a saúde mental e muito mais. A evolução é muito importante, por exemplo, no processo de luto. Quando perdemos um ente querido, uma parte de nós parece que se vai junto com ele. Mas cada perda também nos ensina muito sobre a vida, nos motiva a valorizar mais cada momento e nos ajuda a evoluir, cada vez mais fortes, como seres humanos.

No fim das contas, podemos aprender muito com a teoria de Darwin e também criar novas ideias em cima dela. Afinal, todo ser vivo precisa de evolução!

 

Compartilhe

Leia Também

2020-02-07 17:08:11

O Rádio Morreu?

2020-02-19 15:07:55

Como surgiu a Quarta-feira de Cinzas?