Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

O Rádio Morreu?

Imagem - O Rádio Morreu?

No dia 13 de Fevereiro, se comemora o Dia mundial do Rádio, um meio de telecomunicação muito antiga, mas utilizada até hoje. Para lembrarmos um pouco mais sobre esse meio de comunicação que participou da vida de tantas pessoas, preparamos um artigo especial para nos lembrarmos das pessoas, acontecimentos históricos e das músicas que participaram dessa história!

 

Surgimento do Rádio

O surgimento do rádio iniciou com grandes autores renomados que fizeram descobertas no decorrer do tempo. Os primeiros que iniciaram os estudos e que levaram a projeção do rádio, foram Heinrich Rudolf Hertz, Lee De Forest, James Maxwell e outros grandes cientistas. Em 1893, na cidade St. Louis - Missouri, nos Estados Unidos, numa demonstração de experimento de transmissão de energia elétrica de Nikolas Tesla (inventor), os cientistas daquela época aprimoraram seus experimentos e fundiram para melhorar a radiodifusão, que conhecemos até hoje. A partir daí, em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos atribuiu a Nikolas Tesla a criação do rádio. Porém, até hoje há controversas entre Guglielmo Marconi, um inventor e físico italiano, citado para alguns autores como o criador do rádio pelo estudo científico de telegrafia sem fios (TSF), em 1894 e 1895. Ele ganhou o mérito do prêmio Nobel de Física em 1901 e foi um dos pioneiros da criação do rádio. Portanto, a patente de quem criou o rádio ainda é incerta.

 

Evolução do Rádio no Mundo e no Brasil

De acordo com o site Portal São Francisco, rádio é “meio de comunicação baseado na difusão de informação sonora por meio de ondas eletromagnéticas (hertzianas) em diversas frequências, que podem ser quilohertz, megahertz e gigahertz . Além da radiodifusão, as ondas eletromagnéticas também são usadas nas transmissões de telefone, de televisão, de radar, nos sistemas de navegação e nas telecomunicações”.

   

Em 1906, a primeira transmissão do mundo foi realizada por Lee De Forrest e Reginald Aubrey Fessenden, que protagonizaram o experimento científico. A partir daí, na Primeira Guerra Mundial, os rádios comunicadores foram utilizados para a comunicação dos soldados e seguiram se modernizando para a Segunda Guerra Mundial, ficando sob controle dos governos. O rádio foi evoluindo e era a tecnologia mais utilizada como meio de comunicação na sociedade, na divulgação de notícias, política, entretenimento e cultura. Foram surgindo grandes empresas por todo canto, como a KDKA de Pittsburgh na cidade Pensilvânia em 1929, a primeira estação de rádio do mundo e que é ativa até hoje.

Aqui no Brasil, a estreia do rádio aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro de 1922, com a comemoração centenária da Independência do Brasil para o discurso do ex-Presidente Epitácio Pessoa, sendo transmitido com um rádio transmissor espalhados pelas cidades. Em 1923, Edgard Roquette-Pintoe e Henrique Morize fundaram a primeira emissora de rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Nos anos 30, o rádio se popularizou em todo o país, nos campos cultural, de entretenimento e educativo, com grandes estreias de cantores, novelas e programas. Constituiu também um impacto político na Era Vargas, criando um programa nacional de rádio, a Voz do Brasil, para a difusão de seu governo. Sendo assim, o rádio foi um meio de comunicação que participou de acontecimentos importantes para a história do Brasil.

 

Decadência do Rádio

O início da diminuição da utilização do rádio foi causada pelo avanços tecnológicos como o surgimento da televisão, em 1901, o telefone móvel, em 1973, os Mp3 de músicas digitais, em 1987, o computador, na década de 30, e entre outros meios tecnológicos até os dias atuais. Todos esses mencionados acima contribuíram para uma nova era de comunicação em massa, substituindo o rádio. Para se adequar nos tempos atuais, o dispositivo de rádio está mais moderno na sua utilização, sendo mais prático e com opções para o meio digital e portátil, facilitando o acesso de quem consome hoje em dia. Atualmente, o rádio está presente nos veículos de comunicação e sua audiência ainda é relevante, com interação para milhares de pessoas.

Para homenagear esse dia, apresentamos a vocês as principais músicas que mais foram tocadas nos programas de rádios de todos os tempos, segundo a revista de música Billboard, na lista de Hot 100.

The Twist, Chubby Checker - em 1961 e 1962

Smooth, Santana e Rob Thomas - em 1999

Mack the Knife, Bobby Darin - em 1959

How Do I Live, LeAnn Rimes - em 1997

Party Rock Anthem, LMFAO e Lauren Bennett & GoonRock - em 2011

Escute e relembre! Quais dessas músicas fizeram parte de algum momento de sua vida?

Compartilhe

Leia Também

2020-01-30 13:45:18

Falando de luto com criança

2020-02-12 16:03:10

O legado de Darwin e nossa evolução diária