Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Você sabe como balancear sua nutrição?

Imagem - Você sabe como balancear sua nutrição?

 Hoje é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição! Indo muito além da capacidade de manter o corpo vivo, a alimentação tem papel essencial na saúde de todos. É através de uma boa nutrição, vinda da alimentação adequada, que conquistamos a qualidade de vida e o bem-estar!

  Ao manter uma alimentação equilibrada, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento e nos proteger de adoecimentos. Médicos defendem que uma refeição completa é aquela em que temos todos os grupos alimentares, ou seja, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Ao longo do dia, as frutas também devem entrar no cardápio, principalmente no café da manhã e nos lanches.

Cada nutriente exerce uma função em nosso corpo. Na prática, dividimos os alimentos em 3 grupos:

  As proteínas têm função construtora, são responsáveis pela formação de anticorpos, hormônios, fornecem aminoácidos para a síntese proteica, construção e manutenção dos tecidos do corpo e ainda, como fonte de energia, fornecem 4 calorias/g. Elas estão presentes em todas as células do corpo. Os alimentos desse grupo são: leite e derivados, carnes, ovos, feijão e leguminosas.

  Os carboidratos são os energéticos, que são o combustível de que dispomos para realizar as tarefas do dia-a-dia. São responsáveis pela integridade do sistema nervoso, medula, células vermelhas do sangue. Alguns desses alimentos: arroz, batata e feculentos, massas, pães.

  As vitaminas e minerais são os reguladores, cada uma desempenha uma função específica em nosso corpo. Em geral são responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo. São as verduras, frutas e legumes.

  Agora que você já sabe qual a função de cada nutriente no seu corpo, que tal escutá-lo com atenção para equilibrar as demandas que ele pede? Trate seu corpo com cuidado e carinho e desfrute sempre de uma boa saúde! 

Compartilhe

Leia Também

2021-02-19 15:18:12

O direito ao voto das mulheres no Brasil

Por muitos anos da nossa história, as mulheres foram excluídas da participação na vida política. O direito ao voto foi obtido através de uma longa e aguerrida luta de ativistas como Bertha Lutz, Pagu, Nísia Floresta e Leolinda Daltro. E como esse feito gerou mudanças em nossa sociedade? Confira.

2021-04-16 11:10:06

Qual a importância dos cemitérios indígenas?

Que tal conhecer um pouquinho sobre como algumas sociedades indígenas lidam com a morte? Confira em nosso blog!