Logo Memorial Logo Memorial Logo Memorial

Você sabia que antigamente os gatos eram mumificados?

Imagem - Você sabia que antigamente os gatos eram mumificados?

No dia 17 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Gato. Os felinos são, até os dias de hoje, animais muito amados por algumas pessoas ou temidos por outras. Isto acontece por causa de sua forte personalidade e, em muitos casos, por não serem simplesmente compreendidos pela sociedade. Mas você conhece a origem da história dos gatos com os humanos?

Quando os gatos eram os inimigos

Os gatos foram descobertos em nossa sociedade há aproximadamente 12 mil anos. Os primeiros contatos que os felinos tiveram com os humanos se deram no antigo Egito, mas naquela época os bichanos não eram tão bem vistos e tão aceitos assim. Já na Idade Média acreditava-se que os gatos, em especial os pretos, possuiam algum pacto com bruxas e feiticeiras, e por isso eram considerados malfeitores.

Mais que aliados, bons amigos!

Com o tempo, os humanos daquela época começaram a enfrentar problemas com ratos, que se infestavam nos armazéns de grãos dos primeiros agricultores. Mas o banquete dos roedores, assim como a sorte deles, não durou muito tempo, pois os gatos, que até então eram considerados os inimigos da sociedade, começaram a caçar os ratos que apareciam, e assim se tornaram protetores desses armazéns.

Nada como duas espécies distintas lutando pela mesma causa e pelos mesmos objetivos para, então, selarem a paz!

Duas estátuas em bronze oxidado, na forma de gatos. A textura das estátuas é bem rugosa, e elas estão coladas junto a uma base também rugosa de bronze oxidado.

Melhores amigos hoje, amanhã e sempre!

Como forma de encorajar os felinos a continuarem com seu trabalho essencial, e também como meio de agradecimento, os humanos passaram a alimentá-los e oferecê-los abrigo.

Com o tempo, esses animais foram ganhando cada vez mais e mais importância para a população, inclusive para a religião - a amizade dos egípcios se tornou uma adoração religiosa quando passaram a representar a "forma" da deusa Batset com uma cabeça de gato.

Gravura egípcia antiga, mostrando um corpo humano com cabeça de um gato preto, segurando um item religioso conhecido como Cruz de Ansata. A imagem passa a sensação de calor.

Criados para serem múmias

Nesta época, as pessoas começaram a enxergar os gatos como uma espécie de Deus, o que pode parecer uma forma de elogio ou honra, mas que mudou o rumo na história de vida de inúmeros gatinhos. Por mais que fossem considerados deuses, os bichanos começaram a ser criados para serem sacrificados e, depois, mumificados. Esta tradição surgiu por conta dos seguintes pontos:

Não se pode negar que os gatos têm uma história e tanto para contar sobre sua origem, e que hoje em dia estamos em tempos melhores para os humanos e os bigodudos viverem em harmonia. Mas conta pra gente o que você achou dessa curiosidade!


Fonte: Nymeria TV

Compartilhe

Leia Também

2021-01-08 10:17:06

Diferença entre religião e espiritualidade

2021-02-19 14:40:40

Como ter uma vida longa e saudável?

Descubra os segredos dos alimentos que fornecem nutrientes que contribuem para uma vida longa!